top of page
Search

Azeite nunca é demais!

Uma das minhas primeira memórias culinárias, ou talvez a primeira vez em que a comida me chocou, num bom sentido claro, passou-se num lagar de azeite.


Fui com o meu pai entregar as sacas de azeitona para delas se fazer azeite.


Enquanto esperávamos para que nos dessem o valor da medição das nossas azeitonas, aquele valor que diria se seria muito ou pouco o azeite a levar para casa, assisti a uma das coisas das quais nunca me vou esquecer. Um dos lagareiros torrou uma fatia de pão nas brasas da caldeira, depois regou-a com azeite retirado diretamente da bica, de onde ele escorria.

Eis qual não é o meu espanto, fui o feliz contemplado com o petisco. Fiquei um pouco sem saber o que fazer, mas lá tomei coragem e num ápice devorei o manjar.

Acho que ainda sinto o sabor daquela tibórnia!

A tibórnia é um prato típico em muitas regiões de Portugal tendo a sua origem nos lagares. Come-se, a maior parte das vezes, esfregando o pão torrado com alho e em alguns casos, regando no fim com sumo de laranja e polvilhando com açúcar e canela.

Eu proponho elaborá-la um pouco mais, mas não fugindo ao essencial. Bom pão, bom azeite, essencialmente bons produtos, mas com um toque de campo a elevar. Vamos usar cogumelos silvestres!

Torrar o pão e esfregá-lo com um dente de alho. Ao mesmo tempo numa frigideira bem quente saltear os cogumelos com um pouco de azeite e um ramo de serpão, mas cuidado não cozinhar demasiado para ficarem bem crocantes e suculentos

Agora é só montar o puzzle, sobre o pão, colocar os cogumelos e regar com mais azeite (azeite, nunca é demais).

É só devorar esta simples e maravilhosa receita vinda diretamente dos lagares.


Tibórnia de Cogumelos


 
 
 

Comments


bottom of page